domingo, 3 de junho de 2012

Do europeu, ou de como os valores andam todos trocados..


Portugal é um país muito peculiar. Precisamos que nos digam que somos bons. E precisamos disso desesperadamente. E uma das únicas formas é fazermos algo grande. Estou um bocado farta de ouvir que temos " o maior shopping da Europa", que temos " a maior barragem da Europa ", " o maior investimento em obras públicas ". Temos que ouvir que somos os maiores. Mesmo que a barragem não seja eficaz ou as obras inúteis.

E Portugal vê no futebol uma das poucas formas de chegarmos lá. Queremos ganhar um europeu ou um mundial, não por sermos os melhores, mas para mostrarmos a todos que somos os melhores. Para que os outros vejam, para que, com isso, talvez recuperarmos o respeito que tinham por nós quando éramos donos de meio mundo e que, no entanto, perdemos.

Eu torço muito pela selecção e sofro e tudo e tudo e tudo. Mas, espera aí.
Ainda nem sequer começou esta cena toda do europeu e já somos os maiores da nossa rua, os jogadores já são "os heróis da pátria", esperem.. esperem.. " o orgulho nacional ".
Pega ontem enfardamos 3 e.. perdemos. Naturalmente.

Para mim " orgulho nacional " são os trabalhadores que apesar dos cortes sucessivos, dos aumentos e da ginástica mensal lá vão seguindo com a vida e trabalhando para produzir para o país, " orgulho nacional " são os jovens que, apesar de não terem perspectivas de futuro continuam a apostar na formação. São os que saem do país em busca já não de vida melhor, mas de uma vida digna, pelo menos. É quem tem a coragem de criar o próprio emprego.
" Orgulho nacional " não é meia dúzia de jogadores que recebem salários milionários e quando se pede para que justifiquem o valor que recebem e a notoriedade que têm, falham sistematicamente.

E nós que gostamos tanto de sermos " os maiores " somos, provavelmente o país com os operadores de supermercados mais qualificados do mundo - professores, psicólogos, profissionais de saúde. As caixas de supermercado estão cheias de mão de obra super qualificada. Somos os maiores. Realmente um verdadeiro orgulho.
Por isso, não me venham que orgulho nacional  é ganharmos meia dúzia de jogos. Orgulho nacional, meus amigos, é outra coisa.

6 comentários:

Sónia disse...

Nunca concordei tanto com um post como com este!

Mariana silva disse...

Parabens... Muita verdade neste texto!

Maria Pitufa disse...

Concordo tanto contigo...

Eva Luna disse...

Obrigada Sónia, Mariana e Maria. Ainda bem que não sou só eu a achar isto. Estou tão farta de ver e ouvir isso em todo o lado - que são o "orgulho nacional" - e não acho nada que seja assim.

Carla disse...

Gostei muito do post.

Eva Luna disse...

Obrigada Carla :)

Flickr Images