sexta-feira, 15 de outubro de 2010

...


Há uns tempos iniciei aqui uma espécie de dieta.
Ah e tal era verão, enfim. Pois bem, bateu tudo certinho e, no momento, posso dizer que estou de bem com o que cá está. E só me fez bem porque acabei por moderar o consumo de coisas como coca-cola que, de facto, só fazem mal, muito mal.

Curiosamente, fizeram recentemente um estudo na minha escola e, durante os quatro anos dos cursos, e é no meu curso que se verifica uma perda maior de peso ao longo dos anos de curso.

O que não é normal é o comportamento de uma miúda da minha turma.
No inicio tudo bem. Pouco depois as pessoas começaram a reparar. Ela tinha emagrecido e repararam todos menos eu. Sou um bocado desligada desses pormenores, e como ela já era magra passou-me ao lado.
Ao longo do tempo, começaram as histórias de quem morava com ela. As refeições dela eram só alface - diziam. Nunca dei muita importância e não devia ser bem assim - pensava eu.
Até que começamos a encontrarmo-nos com ela quando fazíamos compras, várias vezes.
Era incontestável que só a víamos comprar alface, tomate e maças. Nada mais. Passa o dia a beber umas infusões estranhas e no bar da escola nunca a vi pedir nada mais do que sumo natural de laranja.

Esta semana fizemos um jantar. Ela não foi porque disse que achava chato não comer o mesmo que nós, porque se fosse iria fazer algo diferente e que não valia a pena. Agora sim, até eu que sou meio desligada e distraida, noto que ela está muito magra, excessivamente magra e que não poderia estar mais do que está. Chega a meter impressão.
A roupa mais larga vai disfarçando mas ela está, diria eu, mais perto da anorexia do que qualquer outra pessoa que conheço. Não há muito que se possa fazer, nem muito mais que lhe possam dizer.
No último jantar de curso foi o caos, porque as pessoas esquecem-se que quem não come, também não pode beber.
Uma coisa é preocupação com a manutenção de um corpo saudável de acordo com um peso saudável, outra coisa são os transtornos compulsivos que condicionam a vida de que quem padece não se apercebe. É muito girly's stuff as dietas mesmo quando não se precisa e isso tudo, mas futilidades à parte, há pessoas a morrerem por causa disto.
Sou preocupada com o peso sim, mas sou consciente.
Agora sim é explicito que anorexia é uma doença. Alguém não estar consciente do próprio corpo e do que está a acontecer e a provocar, só pode ser uma doença. Algo muito sério, porque não se luta contra uma doença, luta-se contra si próprio.

Sem comentários:

Flickr Images