quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sobre aquele "senhor", que só mesmo o Relvas podia desencantar..

 
Ora bem, eu já trabalhei enquanto estudava durante 4 anos e isso nunca me matou, é um facto, mas caro amigo, não estás bem a ver a coisa. Dizia ele: "A um jovem estudar custa 1.200 ou 1.300 euros por ano, são 100 euros por mês." Ora, é uma afronta para qualquer estudante universitário dizerem que, em Portugal, estudar no ensino superior fica a 1200€/ano. Mais de 1000€ são só para propinas, filho, direitinhos. 
 
É possível que não tenham dito ao senhor que no ensino superior não são só propinas. São propinas, é transportes, é alojamento, alimentação, são livros (que pelo menos em saúde são caríssimos, jovem, caríssimos), fotocópias, é serviços administrativos. Ai queres levantar o diploma, queres? Então são 150€. Ai queres uma declaração Modelo XPTO? Então são 20€. Ai queres fazer trabalho de investigação, para poderes acabar o curso? Então investe ai, que da escola não vem nada. E a lista continua.
 
Não meu caro, fazer 100€/mês não é difícil, mas fazer o suficiente para cobrir todas as despesas e, mesmo assim, ter aproveitamento escolar, isso sim, é extremamente difícil. Por isso, menos demagogia barata, que não é isso que faz o país avançar.
 
Óh Eva Luna, mas esse senhor foi escolhido pelo Relvas..
 
Ah, então esqueçam. Merece a consideração de estar a falar com um poste.

3 comentários:

Sílvia disse...

Eu concordo inteiramente contigo. É isso mesmo. Mas enfim, já desisti de argumentar com as pessoas.

Anónimo disse...

Olá Eva
Quando ouvi esse Sr falar, cheio de convicção do que estava a dizer também pensei o mesmo...as minhas mensalidades na Faculdade sempre foram acima dos 300€ fora toooodo o resto! Axei sinceramente que o sr estava a gozar com a cara de quem estuda e trabalha...

S* disse...

Eu até gosto de ouvir o Miguel falar, mas a minha faculdade custava 500 euros por mês. Entre renda de casa, contas, comida, transportes, mesada e propinas, 500 euros certinhos.

Flickr Images