segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

E o enxoval? - perguntava ela.

 
Ontem uma tia minha perguntou-me como ia o meu enxoval... Como eu que eu vou dizer isto, eu sempre achei uma estupidez, no meu caso, fazer um enxoval. Primeiro porque nunca achei que o casamento fosse o grande objectivo da minha vida, que merecesse assim tanta dedicação. Segundo ninguém gosta de receber um jogo de toalhas aos 12 anos. Pois que eu não tenho enxoval, nem terei até que seja efectivamente preciso. E quando precisares, vais ter que comprar tudo? - perguntam as pessoas como a minha tia. Pois que é coisa que não me assombra. Tenho uma familiar que tinha um enxoval que ia daqui a Benavente, e deu em quê? Os lençóis e cobertores comprados outrora já não servem nas camas king size que compraram. Os toalhados bordados à mão, durante anos, em nada se enquadram com os móveis de linhas direitas com que mobilaram a casa. Já não há lugar para os napperons, que enchiam as arcas dos enxovais, os pratos às flores também não vão bem com o estilo que escolheram para a cozinha. Os edredons com folhos também não foram assim uma grande ideia. Eck, por isso é que acho que enxovais não têm nada a ver comigo. Tenho umas coisitas mas nada de mais. Hoje em dia, era do IKEA e os demais, compram-se coisas giras, baratas e mais importante, que se seguem a identidade das pessoas e da casa e não o contrário.

5 comentários:

Karina sem acento disse...

Eu também não tinha grande enxoval. Tirando uns lençóis que a minha avó me tinha oferecido (e que os uso), muito pouco mais. Quando arranjámos casa, os meus pais e os dele ofereceram-nos algumas coisas mas que conjugam bem com o nosso estilo. Foi melhor que ter coisas guardadas que nunca iriam conhecer a luz do dia.

Unknown disse...

Também tenho essa opinião! fazer um enxoval hoje em dia é deitar dinheiro fora... Quando realmente se decidir aí há vários sitios para comprar barato e bonito :)

Unknown disse...

Eu falo por mim...não fiz enxoval e não me arrependo minimamente...
A minha família bem que tentou...mas tudo o que me davam para o dito enxoval, eu de imediato dava à minha mãe.
Quando comprei a minha casa, nem um pano de cozinha tinha para levar!:)
A vantagem?? tudo foi escolhido ao meu gosto...a desvantagem??? não encontrei nenhuma!!:)

Eva Luna disse...

Acho que algo que já está a deixar de fazer sentido, ainda bem que concordam comigo :)

Gabs disse...

A minha mãe fez enxoval e arrependeu-se de grande parte das coisas, principalmente lençóis. E não o faz para mim nem eu quero por ser da mesma opinião. Hoje em dia não vale mesmo a pena pensar nisso, em meia dúzia de horas arranja-se praticamente tudo ao nosso gosto e, sim gasta-se uma pequena fortuna, mas pelo menos a casa fica como nós queremos. E mesmo que não se possa gastar tanto dinheiro de uma vez, acho que as nossas mães não se importam de ceder umas coisas básicas e necessárias para os primeiros dias/meses. Depois logo se vê eheheh xD

Flickr Images