terça-feira, 16 de abril de 2019

Notre Dame

Resultado de imagem para notre dame turismo

Nunca tive lá grande impressão de França. Não sei, achava a Torre Eiffel um cliché monumental que não me inspirava minimamente conhecer. Os primos que moram lá e vinham cá nas férias também não deixavam muito impressionada. Para além disso, nunca percebi muito da língua, acho que se quiser compor uma frase inteira não consigo. 
Conhecer Paris foi um acaso, uma coincidência, uma promoção de última hora. Se fosse por escolha tinha ido muito mais rápido a Londres do que a Paris. Lá fomos, mas não é que tivesse grandes expectativas.
Cheguei a Paris e... in your face miúda da aldeia.
Adorei Paris, andamos tudo a pé e foi umas férias sem descanso, era parar para comer uma sanduíche e continuar que havia muito que ver em pouco tempo.
A cada esquina era um "Uuuaauu", os detalhes da arquitectura era inacreditáveis, o facto de tudo ser megalómano e tão tão bonito fascinou-me.
Fomos à Torre Eiffel, aos Invalides, a Versailles, a Saint Chapelle, ao Louvre, a Sacre Coeur, ao Arco do Triunfo, a Notre Dame e vi coisas que não julguei ser possíveis pela grandiosidade. Se calhar era culpa minha, miúda da aldeia, mas fiquei arrebatada e senti Portugal pequenino.

Quando vi, ontem, Notre Dame em chamas fiquei de coração despedaçado, pela perda incalculável que estava a acontecer. Quando lá fomos entramos na imponência daquela catedral, contemplamos aqueles tetos abobadados que ontem vi, em tristeza absoluta, colapsar, contemplamos todas as incalculáveis relíquias nos altares, os vitrais centenários, que serão impossíveis de reproduzir, subimos os custosos 400 e tal degraus, mas valeu cada esforço para ver aquela vista incrível, para ver os pináculos, os gárgulas, o tocar dos sinos.

Felizmente não houve mortos, apesar de certamente haver feridos (sobretudo bombeiros), sei que foi um dia triste para a história, para o mundo que perde parte de um marco. Também me deixa a pensar se fosse cá, será que teríamos tão rápida resposta, um plano ordenado de evacuação que garantisse não haver mortos, será que os alarmes de incêndio estão todos operacionais?
Enfim, pelo que percebi há uma onda de apoios para a suportar a reconstrução, mas sei que grande parte do que se perdeu é irrecuperável.

5 comentários:

Anne Marie disse...

Foi triste de ver

Anónimo disse...

Nunca fui mas mesmo assim é uma pena :(

A miúda disse...

Fiquei triste...

Eva Luna disse...

Eu tive a oportunidade de entrar e subir e é/era incrível, um marco de Paris :(

Eva Luna disse...

Espero que a possam recuperar!

Flickr Images