quinta-feira, 19 de novembro de 2020

O que te dirias aos 18 anos?



No outro dia vi uma pergunta que me deixou a pensar:

"Se pudesses dizer alguma coisa a ti próprio quando tinhas 18 anos, em três palavras, o que dirias?"

A publicação, feita nos EUA num conta pública de instagram, tem mais de 15 mil comentários com as respostas das pessoas. Vamos aqui analisar as respostas mais dadas:


Dont marry him / Let him go

80% das respostas dizem isto. Os relacionamentos são difíceis. Não é fácil estar-se alinhado, em todos os aspectos, com outra pessoa para sempre. 

Eu e o namorado acompanhamos a série The Crown e vimos agora a 4ª temporada onde mostram detalhes da relação da Princesa Diana e do Carlos. Engraçado como ele é que é o príncipe e me sai muito mais  rápido e soa melhor escrever princesa em relação a ela, do que a ele. Adiante, mas serve para mostrar como duas pessoas que aparentemente tinham tudo para serem felizes era miseráveis. Ela tinha casado com um príncipe, wow, ele tinha casado com uma miúda gira, afável, que todos invejavam, tinham tudo, tinham uma família e mesmo assim eram infelizes.

Isto para dizer que mesmo que duas pessoas se entendam em 90% das questões, haverá sempre lugar a nem que seja 10% de desacordo por visões, personalidades e modos de estar na vida diferentes. Em relação à família de ambos ou em constituir família ou não, ou porque um gasta mais do que outro, ou porque um dedica menos tempo ao outro, ou porque há terceiras pessoas envolvidas, ou porque há mil atividades na vida de um e do outro não, ou porque há diferenças na manifestação de afeto. A lista poderia continuar, mas aqui o ponto é que, de facto, não é fácil. Quem toma esta decisão com 18, 19, 20 anos também ainda corre mais esse risco, uma vez que eu penso que é a idade em que se acha que se tem todas as certezas do mundo e depois lá vem a vida dar um estalo de realidade para colocar as pessoas no sítio. Com trinta já não és a mesma pessoa do que com 15, quando muitos de nós começamos a namorar. Vejo nessas relações que perduraram, como em todas, essa luta e é perceptível as razões de muitos divórcios, dai que entendo o enorme volume de respostas a dizer isso. 


Buy apple/amazon/facebook stocks

5% dizem isto. Claro que hoje é fácil dizer qual era o cavalo certo a apostar, o difícil era prever o futuro. Acho que poderemos sempre dizer o mesmo daqui a 15 anos, "devia ter investido em acções da Empresa X ou Y". É jogar em como prever o futuro e isso não é para muitos. Nestes casos nem é preciso ir tão longe, se sabíamos tinhamos investido em acções do programa de conferências Zoom, no ano passado e estavamos agora todos a ler isto numa espreguiçadeira, nas ilhas Fiji. É um jogo de sorte e de risco, nada a fazer.


 Use a condom / Dont get pregnant / Dont have kids

Esta é muito muito boa e muito comum também. Só imagino os filhos a lerem os pais a responderem isto no instagram. Posso imaginar as conversas que isto dá: "Eu adoro-te filho, não me entendas mal, mas meio que vieste arruinar a minha vida." Autch...


Runaway and travel / Travel the world 

Sem dúvida que se soubesse o que sei hoje teria já feito mais duas ou três viagens. Há qualquer coisa de incrível em conhecer novos países, locais, em ver na tv e dizer "olha já estivemos ali". Acho que esse direito ainda é pouco democrático, infelizmente pelos rendimentos que nós portugueses temos e de povos com ainda menos do que nós, é um luxo. Não querendo ser irrealista, mas já sendo, devia ser possível e mais acessível todos os residentes no continente poderem conhecer e visitar as nossas ilhas e vice-versa, por exemplo, tipo um cheque viagem, depois cada um poupava para fazer ou ficar onde entendesse mas todos terem democraticamente essa oportunidade, se quisessem. 

Runaway and travel é um bom lema, mas se for para dizer a alguém com 18 anos diria: work hard, save money and once or twice a year run away and travel. Não vão os jovens achar que é fácil assim, que basta ir e mais nada. 


Hug your dad / Call your brother / Family is everything

Esta é daquelas que dói sempre. Nunca será suficiente e nós, seres humanos, vamos ganhando hábitos de achar que temos as pessoas como garantidas. Depois acontecem coisas como estas e estamos aqui aflitos porque quando podíamos ter abraçado mais não o fizemos e agora simplesmente não podemos.


Outras são: go to theraphy, treat mom better, stay in school, believe in yourself.


À primeira vista parece algo sem importância, no meio de milhares no instagram, mas depois achei que é muito  mais profundo do que isso e que há sempre ensinamentos a tirar disto.


Eu diria: "Sê (ainda) mais grata", "Não magoes terceiros" e se soubesse que iria conhecer o meu namorado mesmo assim "diria-me" "Escolhe outro curso". 

Desse lado, o que vos diriam?

2 comentários:

Cynthia disse...

"Não te anules por ninguém"
"Preserva as tuas amizades"
:)

Eva Luna disse...

Sim, também acho Cynthia. Sem dúvida.

Flickr Images