segunda-feira, 17 de junho de 2013

Dos alunos e dos professores

 
Tenho dois familiares directos directíssimos, melhor dizendo que são professores e, por outro lado, sou aluna.
Eu acho, sinceramente, que só há bons alunos se houver bons professores e que não pode haver bons professores com este clima de tensão, de ameaça, de intransigência.
Há anos que vejo de perto o que é ser professor.
E ser-se professor é nunca saber em que escola se vai matricular os filhos, no ano seguinte. É nunca saber se vai morar em Viana do Castelo ou em Cuba, no Alentejo. Ser-se professor é ser-se imigrante, dentro do próprio país. É ser-se educador dos filhos dos outros. É nunca saber se algum dia vão, efectivamente, serem moradores das suas próprias casas.
 
Enfim, por ter estas duas pessoas a dar aulas muito longe, mas mesmo muito longe, só os consigo ver no Natal, na Páscoa e nas Férias. É tamanha a distância que não os tive comigo na minha queima, nem, todos os anos, no meu aniversário, nem em outras mil datas.
 
Acho que já chega de não se ser razoável neste país e o ministro da educação não o foi. Faz-me lembrar aqueles miúdos chatos e que fazem birras, que não ouvem ninguém e que querem tudo à maneira deles... mesmo que seja uma estupidez.
Assim como é importante este momento de exames é também importantíssimo a qualidade do ensino ao longo dos 12 anos de estudo, porque são esses anos que vão determinar o sucesso ou não nos exames. Por isso, eu aluna, acho que há razões para os professores lutarem. Acho que há razões para todos lutarmos, para um sistema de ensino melhor.

4 comentários:

asminhasquixotadas disse...

Como professora, agradeço este texto. No meio de tanto lixo que tem sido dito, é bom ver que há quem entenda os docentes. Há muita gente incapaz de pensar assim, ou de pensar sequer...

Alexas disse...

Na minha opinião Só assim os professores conseguem ser ouvidos, infelizmente! Porque não existe outra forma... Compreendo o que dizes da insegurança de ser-se professor, apesar de não ter ninguém directo nesta posição, mas tenho amigos, que estão numa escola há imensos anos (+10), não estão nos quadros e correm o risco de ir para o "cu de judas". É triste de se ver.. E tb é triste ver que o processo de Educação neste país está a falhar, e muito! É triste.

Fernanda disse...

Obrigada, Eva Luna, pelo discenimento. Quando eu chego à conclusão que tenho vergonha de pertencer a um povo que tem uma maioria de pessoas que são tacanhas, invejosas e burras ( não no sentido de falta de capacidades ou de estudos,até porque conheço alguns com muitos canudos e que são os maiores exemplos dessa burrice. Não há maior burro que aquele que não quer pensar!) leio isto, claro e objetivo, vindo de uma jovem, o que me faz ter ainda esperança no futuro deste país

Riscos disse...

Vão para longe educar o filho dos outros... Por vezes deixando a educação por próprios filhos. (Estou claro a fazer frase bonita mas que muitas vezes não deixa de ser verdade!)

É triste... Alguém tão importanto no crescimento das pessoas ficar tão de lado, tão massacrado... Mas sim, também muitas outras profissões assim, mal mal!

Flickr Images