quarta-feira, 6 de abril de 2016

Politiquices



Parece que querem aumentar a validade do cartão de cidadão e carta de condução para 15 anos. Vá lá que alguém entendeu que não se justifica andar a entupir serviços e a cobrarem-nos 15€ a cada 5 anos só porque sim.

Acho mal é a redução para as 35h (muitos leitores vão me querer bater) mas eu não acho que 40 horas mate ninguém. Se eu fizesse 40h estava eu aqui aos saltos de contente. Lá vão os serviços fechar de novo mais cedo e parecendo que não 1 hora a mais de Serviços Públicos abertos é muito importante para quem quer resolver inúmeras situações do dia-a-dia e que não consegue porque encara sempre filas de fugir. Acho que não se justifica, mas pronto.

Uma questão de perspectiva:
Se eu estivesse habituada a trabalhar 35 ou 40 horas também ia querer trabalhar 35h e ia achar ofensivo que me dissessem o contrário, mas como ainda ontem trabalhei das 9h e cheguei a casa às 21.30h, como é aliás a minha rotina e sem qualquer benesse em horas extras ou coisa que o valha, compreendo perfeitamente que 40 horas é um horário justo para ambas as partes, sendo assustadora a discrepância nestas questões entre público e privado. 

8 comentários:

Russa Loirinha disse...

Estou que nem tu... trabalhasse eu só 40 horas e era uma mulher feliz!

asminhasquixotadas disse...

Posso estar errada, mas houve serviços que não mudaram o horário de atendimento pelo aumento das horas. Faziam mais uma hora de "trabalho de bastidores". Eu trabalho trinta e cinco horas (sou professora e este é o horário de qualquer docente, seja do privado ou do público) e, como nunca tive de trabalhar as quarenta horas, tenho a sensação de que, se tivesse de fazê-lo, morria. No entanto, muitas são as semanas em que devido a testes, reuniões e avaliações trabalho (nem que seja fora do meu local de trabalho) mais de quarenta horas. Na minha opinião, por cá trabalhamos muito mais do que devíamos e muito mais do que aquilo que as remunerações merecem.

Eva Luna disse...

Muitos serviços públicos passaram a fechar as 17h, em vez que 16h com as 40horas e agora regride como é o exemplo das Finanças.
Tenho 2 docentes na minha família direta, conheço particularmente bem essa realidade e entendo que há muito trabalho em casa que não é contabilizado, mas o total de horas semanais deveria ser 40h compreendendo todo o trabalho necessário.

Eva Luna disse...

Russa para quem trabalha 60h, como eu, era "o" sonho.

asminhasquixotadas disse...

O que provavelmente ia acontecer se o trabalho dos docentes passasse a ser de quarenta horas seria a quantidade de trabalho em casa ser a mesma. Já temos as horas de estabelecimento e as de trabalho individual fora do estabelecimento no horário e mesmo assim damos sempre muitas mais horas além das trinta e cinco. Se passasse às quarenta, provavelmente teria de dar ainda mais aulas e o problema só aumentava (já que o trabalho em casa aumenta proporcionalmente). Na profissão docente (bem como em todas, aliás) acho que trinta e cinco está bem.

Lamento por quem trabalha mais de trinta e cinco horas. Acho que trabalhamos todos demasiado e a vida passa-nos ao lado.

Eva Luna disse...

Refiro-me a 40h componentes letivas e nao letivas, não faz sentido que ninguém ainda tenha que levar trabalho para casa

asminhasquixotadas disse...

Infelizmente é sempre isso que acontece. Sempre. Daí que tantos professores acabem absolutamente esgotados e desfeitos.

Anónimo disse...

Acho particularmente engraçado o facto de 35h serem mais do que justas para os docentes e não faz sentido nenhum levar trabalho para casa... e coitadinhos acabam absolutamente esgotados e desfeitos... (concordo)!
Ora vejamos, trabalho 10 horas por dia, 6 dias por semana e tenho trabalho em casa... trabalho por turnos,não tenho fins-de-semana, nem feriados, nem dia de Natal nem qualquer outro festejo em que o pessoal fica refastelado na esplanada, já para não falar que não posso tirar férias no Verão e que tenho que "alombar" com as férias naqueles dias chatos de Inverno que ninguém pode sair de casa...
Estou seriamente a pensar que eu e mais como eu somos seres muitoooooooooo superiores aos docentes.. Desculpem lá o desabafo mas convém olhar em redor e ver que existem outras pessoas, outros trabalhos e outras condições bem piores...

Flickr Images