segunda-feira, 19 de junho de 2017

Não dá para falar noutra coisa

Ninguém pode dizer que não preve os incêndios florestais no verão. Ninguém pode dizer, sobretudo os Governos que vão tomando posse é: "ahhh, por esta é que não contávamos" .
Com origem natural ou por acção humana é algo tão previsível como o dia nascer.

Quem anda muito de comboio ou avião constata o evidente:
Somos um país de matas, onde em todo o lado há um pedaço de terra ao abandono repleto de ervas e arbustos secos, prontos a arder. Como viajo muito de comboio gosto de olhar como se fosse uma turista e fico perplexa com a quantidade de lixo, matas, arbustos perto das linhas do comboio e das casas prontos a arder. É feio e, mais importante, é perigoso.

Ao andar de avião fico sempre admirada com o ordenamento do território dos outros países. Juro que é algo que me fascina. As florestas estão limpas, os terrenos parecem divididos a régua e esquadro, há sempre boas àreas de acesso, no caso de ser necessário chegar eficamente ao centro da mesma. Eu sei que não têm o nosso relevo, mas é uma preocupação diferente que se vê, um planeamento que é evidente. São Miguel foi outro exemplo de civismo e ordenamento aqui bem perto.

Estámos todos os anos a queixarmo-nos do mesmo. Dos bombeiros, das vítimas, das tragédias, das casas ardidas, mas e políticas para, efetivamente, mudar isso?

Há uma petição para que os reclusos limpem as florestas, eu considero que devíamos fazer mais. Criar bolsas com subsídios para voluntários, desempregados que auxiliem nas limpezas das matas, pessoas a receber o RSI (e que me desculpem o preconceito) que estão muitas vezes sentadas nos cafés, voluntários. Pagar um serviço prestado, um bem comum em prol da comunidade, atuar na prevenção. Não precebo como não há dinheiro para essas medidas mas depois há para os combates aos incêndios.

Políticas precisam-se.
Já chega de ficarmos surpreendidos por estas tragédias, quando sabemos que são eminentes. Para não falar no dever cívico de limpeza das propriedades. Querem dinheiro para financiar essas bolsas? Cobrem multas a quem é proprietário e não cumpre o seu dever. É proprietário e não tem condições de limpar? Devia solicitar a essas equipas um valor para prestar essa limpeza que tivesse em consideração os seus rendimentos.
Sei lá, não faltaram medidas ou ideias, mas acho que é preciso morrerem 62 pessoas para que se entenda que esta não pode ser uma preocupação sazonal, que este tema não pode morrer quando chega Outubro. É preciso agir, senhores governantes, agir!    

1 comentário:

Cynthia disse...

Mas o mais provável é que isso aconteça. Vai chegar o final do verão e o tema vai morrer novamente. E a preocupação vai voltar em cheio no próximo verão. É revoltante, mas é a realidade do nosso país.

Flickr Images