sábado, 14 de dezembro de 2019

Say yes to the dress

couple, wedding, and love image

Depois de anos de preparação com os programas da TLC, pois que disse o sim ao vestido.
Não teve glamour nenhum, não senti aquele "oh meu deus, tenho que ter este vestido" com lágrima no olho. Acho que grande parte do problema é eu racionalizar coisas que não devia. Devia escolher com base no coração e nas emoções, mas acho que o facto de ter ido a uma prova de uma amiga (umas semanas antes de eu própria começar este processo) me aterrorizou e mudou a minha experiência. Quando percebi que é "normal" um vestido custar 2500€, como o da tal amiga em questão entrei em negação. Naquele próprio dia eu disse: "eu não vou gastar este dinheirão num vestido" e acho que levei aquilo a peito, interiorizei mesmo e fiquei com muito focada no preço, no valor de algo que é apenas usado uma vez.

Experimentei vestidos de 350€ a 3000€ e gostei de me ver com grande parte deles. Eu tenho 1.70m e 55kgs, sem falsas questões os vestidos ficavam-me bem, senti que podia facilmente fazer fotos para catálogo de noivas porque me assentavam como uma luva todos quase sem qualquer alteração. O máximo que ponderei foi 1500€, pelo menos não eram 2500€... mas apesar de me sentir bem com todos nenhum se destacou, nem me ficou no coração. Experimentava o seguinte e quase que já não me lembrava do anterior, apesar de serem bonitos, não sei se me auto-sabotei e não senti nada porque tinha o preço em mente.

Linha de raciocínio:
1. Então se eu fico bem com um qualquer qual a razão para dar tanto por um vestido? Disse o mesmo à senhora da loja que mesmo depois de eu dizer que o budget era de 1000€ me apareceu com um de 3000€, sim amiga.. vais ter uma sorte.

2. Acho que nós mulheres perdemos um bocado a cabeça nesta questão. A minha amiga vai dar tanto por um vestido como o que vale o próprio carro.

3. É só um dia, metade das pessoas vão comentar entre dentes que nem gostam ou que não se identificam, porque nelas próprias aquele estilo não ia favorecer, mas elas escolhiam outra coisa. 

4. Quando vejo anúncios de mulheres a vender os vestidos por 300€ e a dizer "mas eu dei 2000€ na loja x". Epá, para mim não... Ou quando vejo vestidos caros que outras pessoas amaram e eu penso "onde é que ela estava com a cabeça?".

Conclusões:
Fiz um belo negócio numa campanha de fim de colecção, que foi em Setembro. Apesar de só hoje ter conseguido mostrar aos meus pais. Ainda não está tudo resolvido porque ainda há algumas questões que têm que ser resolvidas, nomeadamente o saiote, as copas do vestido, apertos, entre pequenos detalhes. Acho que só quando vir que está tudo ok, posso finalmente passar à fase da tranquilidade.  


4 comentários:

Coquinhas disse...

TAL E QUAL. podia mesmo muito bem ter sido eu a escrever este post. Senti o mesmo, pensei o mesmo, questionei muito se só gostava do meu pelo preço... Mas consegui um vestido baratinho que aposto que, tal como se fosse caro, uns iam gostar e outros não... Desde que se aguente o dia, já está bom :P

Raven disse...

100% de acordo! Parece-me excessivo para roupa e mais que só se usara um dia. Também seria incapaz!

Eva Luna disse...

É mesmo isso, mesmo que fosse caro nem assim ia ser consensual...

Eva Luna disse...

Respeito quem dá esses valores porque quer, porque pode, porque gosta, eu é que não consigo...

Flickr Images