terça-feira, 3 de março de 2020

Dores de crescimento

room, home, and white image

Eu o namorado sofremos das dores de crescimento, em vários aspectos.
Apesar de sabermos que há várias pessoas da nossa idade que já casaram, já compraram casa e já vão praí no segundo filho nós tendemos a ir com caaalma, muita calma. O que não está errado. O namorado com calma no casar, eu com calma no ter filhos e eis que chega a terceira parte da história: a casa.
Esta calma não é má à excepção de quando nos saí do bolso, todos os meses, anos a fio. Ora bem, nós moramos numa casa arrendada, o que no início era a única solução viável agora começa a pesar, porque estarmos a pagar a casa de alguém, em vez da nossa. São 15 mil euros, no total, que até Setembro vamos ter pago à nossa senhoria. Não vale a pena olhar para trás, mas também sabemos que devemos olhar para a frente e percebemos que é um valor que, a continuar, nos penaliza.
Temos feito algumas visitas a imóveis e amigos... está tudo pela hora da morte. Não é uma boa fase para comprar e a nossa questão é que não podemos esperar mais 3, 4 ou 5 anos nesta situação até que as coisas melhorem, mesmo por causa da idade para os empréstimos, etc.
Pois bem, vamos ter que sair do centro de Aveiro para muita pena nossa, estamos perto de tudo, o trânsito é pacífico e sentimo-nos seguros, mas os valores são incomportáveis, acho que está toda a gente a tentar testar os limites da banca, o que não me parece, à partida, uma boa ideia.

Há pouca construção, a nova está catalogada como premium, com "acabamentos de luxo"… amigos não são acabamentos de luxo… são materiais novos... apenas e só. Muitos deles não passam de chão flutuante, paredes em pladur, tetos falsos e cerâmica nova. Não me venham com essas de acabamentos de luxo… Não é mármore italiana, nem tapetes da Pérsia...

Um dos imóveis que fomos ver ficou-nos no coração. Precisa de algumas obras, mas coisas mais superficiais e menos estruturais. Ficamos fascinados com o facto de podermos viver ali, o fascínio pode não ser muito bom e pode toldar-nos da realidade, mas foi isso que aconteceu… começamos a imaginar-nos ali. Nós, a fazer retoques, a ter espaço para arrumação, a poder receber a nossa família, enfim, mil cenários. Contudo, tenho medo que esta opção nos deixe em stress financeiro. Serão 35 anos a pagar uma mensalidade que impõe algum respeito. Depois olhamos para o lado e vemos que o imobiliário está todo caro e mesmo que façamos cedências vamos acabar por comprar algo, no máximo, 30mil euros mais barato. Será que compensa a longo prazo? Será que devíamos ir com mais calma, comprar algo mais barato e poder continuar a viajar, pagando a casa em menos anos? Prescindir de algum conforto e área, mas viver mais descansados? O meu "eu interior, pessimista e forreta grita: compra algo mais barato e depois vê como a vida corre..."  

Ok, as outras opções que vimos não são comparáveis mas dão para vivermos na mesma. Será um capricho estarmos a ponderar gastar o nosso budget máximo para uma casa? Não sei que vos diga, mas que estamos confusos, lá isso estamos...


10 comentários:

Sara disse...

Estive na mesma situação que tu no final do ano passado e também vivo na zona de Aveiro. Não é fácil, é uma decisão mesmo importante...mas o coração sabe! Eu acho super importante o que já referiste, imaginar-nos naquela casa, viver lá. Comprar algo que não nos faz sentir isso, parece-me errado. E depois há que pensar se o objectivo é comprar a "forever home" ou se é a "starter home"...
Não sei o que é para ti uma "prestação que impõe respeito", mas o que devem acautelar é que conseguem cobrir um eventual aumento na prestação em caso de subida da euribor. Ou optar pela taxa fixa e ficar descansados durante uns valentes anos.

Russa Loirinha disse...

Eu vivo numa das Gafanhas, perto de Aveiro, penso que possas conhecer. Construí casa há 4 anos, sendo que o meu marido é que procurou orçamentos, trabalhámos com um empreiteiro que nos fez a casa praticamente chave na mão (só o telhado é que foi feito pelo meu marido e sogro, porque é telha sandwish e eles trabalham habitualmente com isso). Neste momento andam estão a começar a construir uma urbanização a poucos metros da minha casa, cujas casas vão ser mais pequenas, e com menos terreno do que a minha, e custam praticamente o dobro do valor total em que ficou a minha casa... =\

Cherry disse...

Cada casal tem o seu ritmo :).
Beijinhos
Blog: Life of Cherry

Eva Luna disse...

Sara a casa está idealizada para uma forever home, daí ponderarmos um valor superior.

Russa está casa é numa das gafanhas, mas outro exemplo é que acabei de receber um telefonema de um anúncio em São Bernardo que não tinham colocado preço... pretendem a módica quantia de 370mil euros...

Cherry é verdade, o difícil é perceber qual a escolha mais acertada, enquanto “família” é projecto de vida porque ambas as situações tem argumentos válidos...

Anónimo disse...

Identifico-me tanto com este post por estarmos na mesma siuação. Em Junho teremos pago o valor absurdo de 30.000 em renda ao nosso senhorio. Temos pensado no assunto e decidimos que queremos comprar a nossa 'forever home' a pensar na família que queremos ter. O grande problema é saber se devemos utilisar todo o crédito que temos disponível e comprar algo de qualidade e bem localizado, ou comprar algo mais modesto e pagar o empréstimo em menos tempo. Vivemos numa zona em que as casas valorizam imenso e os salários aumentam todos os anos, mas nao deixa de ser uma decisão dificil por nunca sabermos o dia de amanhã.

Russa Loirinha disse...

Pois, é um exagero. Entretanto este fim-de-semana tive a confirmação que as moradias na urbanização que vai ser construída junto à minha casa são rés-do-chão (e bem mais pequenas que a minha) e vão ficar por 240 mil euros. A minha casa custou 112 mil + 23 mil do terreno (que tinha sido o meu sogro a oferecer ao meu marido)...por isso vê lá a loucura!

Eva Luna disse...

Sabem não sabemos o que fazer anónimo/a. :/

Russa pois, esses são valores mais comportáveis e normais e não este absurdo... com esse valor já conseguiste equipar a cozinha?

Raven disse...

Também não sei que te diga... É um tema muito pessoal e mais quando pensado a 2. E diz-te isto a miúda que vive em Lisboa e, neste caso, já descartou o sonho casa própria!

Cynthia disse...

Estou com a Raven... descartando o sonho casa própria. Não tenho meios para isso. Boa sorte! :)

Emma disse...

Decisão difícil e todos terão opiniões variadas. Mas honestamente com isto do vírus mais vale esperarem, quem sabe as casas começam a baixar de preços já que isto vai dar cabo da economia :/
Boa sorte seja qual for a decisão :)

Flickr Images