quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Coisas em geral, os EUA em particular

Lembro-me de acordar há 4 anos e imediatamente após ligar a tv ter percebido que o Trump tinha ganho as eleições, que é o mesmo que acordar com a notícia de que há vida em Marte.

Quando o Obama ganhou achei, com esperança, que qualquer pessoa pode vir a ser presidente dos EUA e isso pareceu-me justo. Quando ganhou o Trump o sentimento foi o mesmo, mas de medo "oh não, afinal qualquer um pode mesmo ser presidente" e onde é que isto vai parar daqui para a frente, Kanye West? Randy do Say Yes to the dress? Não sei, ninguém sabe. 

Quando olho para chefes de estado fico admirada pelo conhecimento, por norma, a eloquência, as materias que dominam ali a responder à queima roupa em perguntas relacionadas com o mais díspares assuntos e como eles respondem a coisas que eu não saberia responder, mas eles sabem. Há toda uma admiração.

Contudo, porém, chega o Trump que fundamenta os seus argumentos com "trust me", "lixívia resolvia isso" ou "os médicos ganham por cada morte por COVID" e sabemos que o mundo nunca mais seria o mesmo. A minha opinião, pelo menos do que nos chega cá, é que é um acéfalo, sem conhecimento, autoritário, machista e uma vergonha para os EUA e para o mundo.

Certo dia, há 2 anos, fomos jantar com uns amigos do namorado que vivem dos EUA, são portugueses mas vivem lá praí há 10 anos. Eles contavam que estavam melhor com o Trump (queixo cai na sopa de imediato), que havia mais segurança nas ruas, mais emprego, melhores condições do que com o Obama. Oh, well... o que dizer disto? Não sei, disse-lhes aquilo que nos chegava cá e eles disseram que só chegavam os maus exemplos e que havia muitas coisas que tinham mudado para melhor. Pareceu-me impossível, mas são eles que efetivamente vivem lá.

Hoje liguei novamente a tv, o Trump continua a ganhar em vários estados e embora não perceba como, face a todos os disparates que diz há milhões que 4 anos depois continuam a querer que seja presidente e isso pode muito bem voltar a acontecer. 

Não percebo, não sei se conseguirei algum dia perceber... Acho que me faltam estudos para tal...

4 comentários:

O último fecha a porta disse...

A questão é mesmo essa: porque é que trump tem tantos votos? Porque está tão renhida a votação? Acho que não é por acaso. Mesmo com a desastrosa gestão da covid 19. Ou seja, os americanos revêm-se nas suas políticas e no seu discurso.
QTo ao discurso, hás-de reparar na forma como trump fala: frases curtas, palavras simples que uma pessoa média em inglês (como a maioria de nós portugueses) percebe perfeitamente. Uma comunicação muito boa, mesmo que o conteúdo seja um lixo.

Eva Luna disse...

Sim, muito renhida, seria suposto pensar numa diferença mais marcada tendo em conta os disparates, as falhas, as acusações, a aparente má gestão da covid. No discurso ele diz muitas vezes a mesma coisa, como dizes, frases simples, que não dizem nada, repete várias vezes, não há termos técnicos, parece qualquer um de nós, leigo, a falar...

Emma disse...

Até acredito que haja melhores condições de vida em certos pontos mas não acredito que sejam mais os pontos positivos que os negativos. E infelizmente a América é dos países mais importantes do mundo e como tal terem um presidente cujas decisões acabam por ter impacto no mundo não dá. Um presidente que quer guerra com meio mundo, que diz a outros países ou estão connosco ou contra nós não dá. E não acho que seja por essas melhorias que as eleições sejam tão renhidas mas por outros motivos menos bons. Só que honestamente uma pessoa já tem com que se preocupar em Portugal e não tenho acompanhado as eleições num país que não é o meu xD

Cynthia disse...

Eu concluo que haver tantos votos nessa criatura abjecta só significa que há demasiada gente a pensar como ele e é só assustador. O que nos chega pode não ser a totalidade do que lá se passa, mas não há como contrariar os vídeos dele a dizer barbaridades do tamanho do mundo. Nojento.

Flickr Images