Eu pergunto-me se todos lerão as letras pequeninas que dizem "Prémio não convertível em dinheiro" nos passatempos do "Ligue, ligue, ligue!" da Tv?
E digo isto porque TODOS os canais e programas que eu vejo, os da manhã, os de tarde, os do fim de semana em que ele só sabem dizer "Agora ligue! Já ligou? Tem que ligar! Como é que ainda não ligou?" e saem maratonas televisivas daquilo, passam isto no rodapé.
Só acho irónico é como sendo "um prémio não convertível em dinheiro" eles passem a vida a dizer "Pague as suas dívidas, compre um carro, uma casa (...)". Ora já me estou a imaginar num stand de automóveis: ora eu queria comprar aquele Mercedes Benz e cá estão 40 mil euros não convertíveis em dinheiro. Serão convertidos em quê? M&M's? Kit Kats? Estou já a ouvir o vendedor: Sim, é para já, vou já tratar da papelada.
Epá, eu não sei no quê é que aquilo é convertido, mas numa coisa é certa não é em dinheiro, porque são mesmo eles que têm aquilo a passar no rodapé. Por isso, acho piada que umas fátimas, uns gouchas, umas ritas, uns eirós passem a vida a dizer: Ganhe 50 mil euros garantidos! Euros? Como euros se é não convertível em dinheiro?
Eu não quero dizer que se trata da maior aldrabice de todos os tempos, mesmo debaixo do nosso nariz. Excepto que quero. Só acho piada é aquela conversa toda dos apresentadores: Compre isto, compre aquilo, vá passar umas férias, pague dívidas, quando não é em.. dinheiro. Isto roça ali a publicidade enganosa, não?
Actualização: Segundo uma leitora, a Sónia, o prémio é em cartão em que o valor do prémio não pode ser levantado, mas com o qual se podem fazer pagamentos. Vá, menos mal.