sábado, 23 de maio de 2020

Aquele orgulho ferido


Já repararam que reagimos de forma muito particular quando falam mal das nossas coisas e dos nossos? Fere-nos o orgulho? Percebi que, no geral, somos muito territoriais e defensores das nossas coisas.

Já me aconteceu eu estar a falar da terra de onde eu nasci num almoço, a um grupo de pessoas, em que uma das pessoas eu não conhecia sai-se com "Hiiiii, mas tu és lá do fim do mundo".
Wow, nasce em nós uma semi fúria, orgulho ferido, e apetece logo perguntar: "quem és tu pá  para estar a falar mal da minha terra?"
Ao que ele continua: é que eu moro cá há muito anos, mas nasci lá, sou teu conterrâneo.
E pronto ai, toda a fúria vai embora e passa para o extremo oposto. Yahh, nem a internet funciona, é uma seca, não há acessibilidades nenhumas. Ou seja, só os "nossos" é que podem falar mal.

É um pouco como quando falamos mal de portugal: "Ehhh, o ordenado mínimo é uma miséria, os profissionais são pouco valorizados", mas depois se ouvimos um estrangeiro falar mal de Portugal e salta-nos a nossa veia temporal, começa a saltar na testa, e saímos de nós, apetece logo dizer: "lá no teu país deve ser melhor, queres ver". Passamos dos dois extremos muito rapidamente.
No fundo é como falar mal do nosso namorado, mãe, amigos. Nós podemos, ou outros se dizem alguma coisa, saiam da frente, estamos pronto a aplicar um golpe de muay thai que desconhecíamos até que sabiamos.

Nós mulheres também temos uma coisa muito particular, quando uma amiga se queixa do namorado, podemos passar anos a ouvir que ele é um este, um aquele, um sem vergonha, um aqueloutro, mil e quinhentos defeitos, mas depois nós temos que ter muito cuidado, porque se insistimos muito que ele não presta, lá vem a fúria territorial, que nós conhecemos, somos logo obrigadas a corrigir o nosso discurso, epá "eu sei que ele foi uma besta (mas corrigimos logo para "um pouco insensivel"), mas certamente que não foi por mal, de certeza que ele tem uma razão válida para ainda falar com a ex namorada no whatsapp"...



Sem comentários:

Flickr Images