terça-feira, 2 de agosto de 2011

...

Dos filmes

Não adoro efeitos especiais. Gosto de uma historia, apesar de tudo, plausível e pouco dada a surrealismos ou clichés.
Não vou nada com pseudo-humanos azuis. Nem de seres sobrenaturais que andam de bicicleta sobre a lua, nem com pais-natal. Nem cito Guerra das Estrelas ou Senhores dos Anéis senão da-me uma síncope.
Muito menos de Pandas a fazer artes marciais, ou como aprender a treinar um dragão ( que esse já esta muito bem treinado ).
Contudo, um peixinho perdido `a procura do pai é perfeitamente plausível.
Gosto de filmes densos, não daqueles filmes enormes e agonizantes, mas sim dos que captam e que permitem um trabalho de construção e descoberta da historia.
Cansei-me dos filmes pseudo-românticos, com uma mensagem óbvia ou com pretençoes fúteis "ai, o amor vence tudo", "ai, há vida depois do divorcio", "olha, puuff conhecemos-nos ontem vamos casar", ou ou... "na pior fase da minha vida conheci o homem perfeito e tudo mudou", enfim.

Outro flagelo são os filmes sobre livros do Nicholas Sparks.
Deviam ser proibidos, como uma gun shot num aeroporto. Em que se morre sempre por um motivo, em que se morre sempre em prol de um bem maior. Num esforço por contrariar o cliché pelo extremo oposto. Esqueçam, não funciona, é demasiado fácil.
"Humm, então em vez de felizes para sempre.. os filmes vão ser.. não há felizes para sempre", porque todos sempre morrem, porque todos sempre se separam, porque todos tem doenças incapacitantes e ninguém pode ser verdadeiramente feliz muito tempo.
Há sempre uma tempestade no mar, um furacão em terra, ventos ciclónicos, chuvas torrenciais. Não há sol, apenas dias cinzentos apesar das cabanas plantadas na praia.
Tentando sempre deixar uma mensagem forçada de "foi melhor desta forma, a vida é assim, foi bom enquanto durou, foi uma grande luta, perdeu-se alguém, mas ahhh, lutou-se " Puff. Estou cansada de ver os filmes e a meio já saber como acabam e qual a mensagem que quer deixar no ar.
Quando alguém morre não há mensagem positiva a reter nunca, alguém morreu, não há nada de bom nisso.

Cansei-me de filmes que não aquecem, nem arrefecem.
Gosto de comédias e dramas. Comédias de chorar a rir e dramas de deixar, momentaneamente, de respirar.

Sem comentários:

Flickr Images