domingo, 22 de julho de 2018

O mercado imobiliário



Há certas cidades em que se formou um bolha no mercado imobiliário, Lisboa e o Porto são os exemplos mais sonantes, mas também na cidade onde vivo, Aveiro, isto está pela hora da morte.
Facilmente tens moradias velhas e a cair a custar mais 100mil euros. Aqui querem que eu dê por um apartamento t1 novo aquilo que os meus pais deram por uma moradia T5. É certo que é muito mais difícil ganhar dinheiro nos confins da existência, que é de onde é que eu sou, mas mesmo na cidade fica incomportável.
O imobiliário tem quase todo (muito) mais de 10 anos e os empreendimentos recentes estão em zonas nobres da cidade a custar 200mil, 300mil por um t2.
Por outro lado custa-me imenso pagar renda. É um valor que nunca mais recuperaremos e a fazer as contas do que se pagará de renda num espaço de 5 anos penso que seria 1/3 de um apartamento como o que agora moramos, o que me deixa a pensar. O meu irmão esteve 10 anos a pagar renda no Funchal e se tivesse decidido comprar, como aconteceu agora mais recentemente, provavelmente já tinha metade do apartamento pago e que agora tem que pagar na totalidade. 
Se pagar renda a vida toda não é opção dar milhares de euros por um apartamento normal, inflacionado pela localização, também não me fascina.  

6 comentários:

wwwalittlebitofppink.blogs.sapo.pt disse...

Também Barcelos está assim! Acho que vou esperar a ver se isto baixa, porque está de loucos.

Cuca Fervilhante disse...

Acho que todos andam assim... Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende também estão de bradar aos céus ... e se as rendas fossem baratas... há dois anos a ver o dinheirinho a voar (que já daria para uma bela entrada de crédito)

Eva Luna disse...

Está terrível! Se as rendas tivessem mais acessíveis o arrendamento era uma opção mais viável, mas aqui como em qualquer lado em qua a oferta é pouca os senhorios aproveitam-se e é um escalar nos preços...

ovelha negra disse...

eu sinceramente, e não gostando nada da ideia, acho que hoje em dia é melhor comprar que arrendar.

Russa Loirinha disse...

Eu não tinha muito essa noção porque vivo nos arredores de Aveiro e construí casa de raiz... mas no outro dia um colega de trabalho que é do Porto e se mudou cá para Aveiro comentou comigo que lhe pediram 450€ por um T1 que nem sequer estava mobilado, em Aveiro! Está tudo louco!
Em termos de compra, ainda ontem vi uma moradia, T3, com acabamentos de luxo na Costa Nova à venda por 450000€. Ok, é na praia. Ok, tem acabamentos de luxo. Mas é T3 e além disso, nem sequer tinha espaço exterior, jardim ou assim... 450000€? Meu deus!!

Eva Luna disse...

E quase que nem se encontram Russa loirinha! Quando encontras um t1 não é nunca por menos que isso e grande parte são apartamentos bem antigos.

Flickr Images