sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Se há coisa que me enerva

É ir aos serviços do estado e saber mais do que os pimpolhos que lá estão a atender.
Detesto que uma leiga em várias matérias, como eu, tenha que explicar aos senhores o que está nos regulamentos de funcionamento do serviço deles!

Na Segurança Social viro-me para o funcionário:
Eu: Há uma alinea que contempla as excepções e a situação do meu pai entra numa dessas excepções.
Pessoa que não percebe muito do que faz: ahh e tal, olhe que não, desconheço essas excepções, não me parece que tal seja assim, deixe-me ir ler o regulamento (...) ah realmente tem razão...


No meu Centro de Saúde:
Eu: No regulamento refere Z, então segundo o que aqui está basta-me enviar a declaração para pedir a isenção, certo?
Pessoa que não percebe muito do que faz:  Ah, não... não posso aceitar essa declaração, blá blá, nem pensar, não posso fazer nada...
Eu: Então está a dizer-me que este regulamento está errado, que não é válido?
Pessoa que não percebe muito do que faz:  Não posso fazer nada, beca, beca, nem pensar.

Moi meme liga para a Linha de Saúde 24 a perguntar "afinal comequeê, é válido ou não é válido?" ao que a senhora me diz que sim, que é esse o procedimento tal e qual eu estava a descrever.

Ligo para o Centro de Saúde ao que a pessoa, ao saber que liguei para a Linha Saúde 24, se prontifica logo: "Vou já tratar disso, mande-me pf a declaração..."

Há 5 minutos atrás era impossível, agora num estalar de dedos já vai tratar de tudo... Ora que sim senhora. Acontece-me tantas vezes (tantas) e acho que só não acontece mais aos outros porque as pessoas não estão para ler os regulamentos e quando os funcionários dizem "não posso fazer nada", pronto a pessoa volta para casa sem nada resolvido.

Nas Finanças:
Outro caso foi com o IRS dos pais do namorado, por uma bruxaria qualquer aquilo não foi bem submetido no site, o que fez com que passassem a data de entrega do irs. Fui ler o regulamento e disse ao namorado que tinham que pagar 25€ de multa, ele foi às finanças e disseram 35€. Achei logo estranho, mas certo... eles lá devem saber melhor do que eu. Quando fomos para pagar constava no site das finanças 25€. A sério que eu fico parva.

Irrita-me. São assuntos sérios e, em vez de ajudarem as pessoas, só complicam, prestam informações erradas e qualquer leigo sabe mais informação do que os próprios que prestam os serviços.

Leiam os regulamentos! Sejam conhecedores, já que quem nos atende pode não ser.. 

2 comentários:

J* disse...

Basicamente temos de fazer o nosso trabalho e o deles!
Alguns não sabem mas ainda tem boa vontade, agora aqueles que não sabem, mas nem se interessam em saber é que me deixam de cabelos em pé!
https://jusajublog.blogspot.com/

Liliana Pereira disse...

Como eu te compreendo! É das coisinhas que mais me irrita ser mal atendido ou fazerem que sabem menos do que nós! Passo-me e o pior é que nos fazem perder tanto tempo!

Flickr Images