segunda-feira, 11 de março de 2019

Quem quer casar com o meu filho

Ontem vi o "Quem quer casar com o meu filho", percebi depois que também estava a dar o "Quem quer namorar com o agricultor", mas tarde demais... já tinha começado a ver o da TVI.
O que senti é que foi um programa mesmo bom para começar depois do dia da mulher, ainda há 3 dias atrás falamos na importância da mulher, da igualdade, fizeram-se marchas e manifestações e ontem começa o programa que reduz a mulher à lida da casa ou a alimentar bem os pançudos dos filhos daquelas senhoras. Boa!! Assim é que é. Aquela conversa da igualdade já estava a soar excessiva e as mulheres devem é voltar para onde vieram, que é atrás do avental. Isto, claro, sugerido por outras mulheres, as mães daquelas relíquias com olhos.
Não cozinhas? Thank you, next! Só faltou perguntar, estás apta a procriar? Não? Neeeeext. Não faz diferença se sabe falar 3 línguas, se é bem sucedida, se lê Margarida Rebelo Pinto ou Saramago... se não alimentas bem este urso então amiga, já foste.

Gosto, também, do conceito de alguém que pensa: "Epá o meu filho tem 20 anos, já está na hora de ir com ele para a televisão ver se despacho esta bisca num programa que refere "casamento". São 20 anos aturá-lo, já está na hora de ou rentabilizar alguma coisa, com o que a produção paga e alguma fama e protagonismo que foi coisa que eu nunca consegui e pode estar aqui uma oportunidade, que este marmanjo só sabe comer e eu tenho que ver se recupero algum do prejuízo que me deu ao longo destas 2 décadas. Ou então é mesmo alguém que pensa "20 anos?" já temos que orientar a boda deste jovem, não vá ele chegar aos 23 ainda sem ninguém e acabar a morar connosco para sempre. Agora olhando para as opções... naaa, é mesmo só a primeira opção, certo?

Acho um pouco ridículo o esforço das estações em combater a ideia da violência sobre as mulheres, às 12h as crónicas criminais a falar sobre atos hediondos sobre as mulheres e quanto isso é condenável, as 20h os especialistas nos jornais da noite a explicar a importância da igualdade, na proteção às mulheres e tudo e tudo para depois as 22h vir estas misérias de programas colocar a nu, o que mais retrógrado vai na cabeça das pessoas, a colocar as mulheres ao centro, num escrutínio fútil, que nos deve envergonhar a todos. Parece aquelas revistas para público feminino - página 3 "Goste de si pelo que você é, aprenda a amar-se", página 7 "Dicas para perder os quilinhos a mais para o verão". É aquela coerência...
A luta pelas audiências não pode permitir tudo, não pode permitir um nazi, defender teorias de extrema direita, nem programas a colocar as mulheres numa posição como se fosse um abajour decorativo. Diretores de programas acordem, isto não é aceitável! Se a super nanny foi censurada, então amigos, mal posso esperar pela mobilização da sociedade, que devia acontecer para que as estações percebam que isto não pode ser concebido, em nenhum estado de direito.

2 comentários:

Messy Gazing disse...

Eu só espero que estes 2 programas sejam cancelados de imediato.
Isto foi uma VERGONHA para todos e todas nós!

Só importa que saiba cozinhar, limpar, ter filhos e fazer o menino feliz. Que pensamento tão retrógrado!!

Cynthia disse...

Não os vi mas já estou cheia de ler sobre eles. E acho que vergonhoso é que sejam as próprias mulheres a sujeitar-se a isto...

Flickr Images