sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Casamento: Expectativa e Realidade

love, forever, and ring image

Tudo o que envolve casamento gera uma enorme expectativa, dos noivos, dos pais, da família.
Há aquela pressão de ser "a fase mágica", "o" dia, aquela "one shot", que não dá para repetir.
A propósito do post do blog "As minhas pequenas coisas" sobre as coisas que a S* mudava no casamento dela acho que fica perceptível que expectativa e realidade são coisas muito diferentes.

Ora vamos lá:

Expectativa 
Ser pedida em casamento numa viagem, num sítio emblemático, que represente o nosso gosto por viagens, que será também o tema do casamento, uma coisa planeada, que sabemos que deu um trabalhão enorme, tudo aquilo só para nos surpreender. Aquele momento que só não vai ser embaraçoso porque estás a mil quilómetros de casa e não estás nem aí para as pessoas. Um joelho no chão, uma surpresa bem planeada e que nos deixa absolutamente surpreendidas.


Realidade
Num fim de tarde em Gaia onde fomos ter com uns amigos, já cansados, íamos voltar para casa quando ele diz: "Vamos até ali ver a vista para o Porto", ele senta-se ao meu lado e saca de um anel... 


Expectativa
Escolher a data ideal, aquela que maior parte da família e dos amigos vai estar presente. 
Que haja flores e tempo quente. Fiesta!


Realidade
Escolher uma data, das poucas que sobram, de um dos poucos sítios bons disponíveis. No mês e data possível. Preparas tudo e poucos meses depois ligam-te a dizer que se enganaram e que afinal aquele dia já está ocupado na quinta e que temos que escolher outro dia e mudar tudo aquilo que já tínhamos contratado para aquele dia.


Expectativa 
Escolher a Igreja mais bonita, aquela que mais significado tem para ti e que quando os amigos vierem de longe vão dizer ainda assim, "epá é longe mas a Igreja e o local em si é muito giro, sim senhora".


Realidade
A Igreja entra em obras 12 dias antes de te casares. 
Boa!!!! Essa pontaria não tenho eu para outras coisas.


Expectativa 
Que a melhor amiga de infância fica eufórica e demonstra o mínimo de entusiasmo. 


Realidade
A mãe dela morreu há uns meses, provavelmente não está a ser a melhor fase da vida dela. O interesse no casamento é -20%. Sendo que se tiver damas de honor nem sinto que haja conexão para a incluir e será apenas uma convidada como muitas outras.


Respira fundo Eva Luna... Agora percebi a razão de chamarem as noivas de bridezillas, fica mesmo difícil. O universo parece que conspira, as 'ssoas não colaboram. 
Óh vida, mas ainda assim é seguir em frente, that's life. O objetivo não é ser perfeito, mas fazer sentido e ter significado. 


Alguma expectativa e realidade bastante díspar que tenham tido nos vossos casamentos?
Ou só cá mesmo eu e a S*? 

6 comentários:

Russa Loirinha disse...

Expectativa:
Eu achava que me ia sentir diferente no dia. Achava que ia ser uma coisa megaaaaaaaa especial e que o ia sentir no dia.

Realidade:
Sentia-me completamente eu, completamente normal - só que muito, muito feliz. Apesar disso, não senti que fosse assim tão especial como imaginava, e por isso passei a lua-de-mel meio a "deprimir" de tantos meses a organizar aquilo que depois não correu como eu achava que devia ter corrido. A verdade é que quanto mais tempo passava, mais eu sentia aquele carinho pelo dia... e hoje, 4 anos depois, sinto mesmo que foi megaaaa especial! :D Acho que parte deste sentimento se deveu ao facto de eu ser a chorona de serviço e não ter chorado praticamente no dia... e o meu marido, conhecia-o há 10 anos quando casámos, e nunca o tinha visto a chorar.. e ele chorou todo o dia...aquilo deixou-me baralhada...não percebia o porquê de ele estar a chorar, se nunca foi pessoa de se emocionar.

Já agora, não penses muito no pedido de casamento...todas sonhamos com uma grande produção... mas no fundo o que interessa é o sentimento. Há tanta gente que tem pedidos com grandes produções e passado pouco tempo estão separados... Eu também queria um pedido "a sério"... o meu marido não tem jeito nenhum para esse tipo de declarações, pediu-me num café onde passámos muitas horas a organizar e escolher opções para a construção da nossa casa. Não foi o sítio mais romântico do mundo, não foi perfeito, mas foi um pedido que foi a cara dele... por isso sei que foi feito com o coração.

Coquinhas disse...

Beeeem, excelente post ahaha então, o meu pedido enquadra-se nas expectativas, foi a minha realidade eheh quanto ao sítio, pus logo de parte essa coisa de espaço top e pensamos logo na carteira, dentro da cadeira cedemos um pouquinho e escolhemos uma quinta melhorzinha :) quanto à igreja espero não ter nada a dizer ahah será a igreja do noivo. Quanto a amigas nem sei se comente. A minha melhor amiga, graças a Deus, não teve problema nenhum e está a ligar zerinho a isto. E... Há possibilidade de ter obras em casa nesse fim de semana, não sei se rio ou se choro, mas por outro lado estou a ter boas surpresas :)

Eva Luna disse...

Russa loirinha, acredito que há uma expectativa irreal de que as coisas tenham que ser perfeitas, seja la o que isso for que depois nós tolda um pouco a percepção. Dai alguma “tristeza” ou “frustração” em coisas que só deveriam causar felicidade. Sobretudo depois de todo o trabalho que dá imagino que os dias seguintes sejam estranhos... para o bem e para o mal...

Eva Luna disse...

Coquinhas apesar do que aconteceu parece-me que mesmo que estivesse tudo bem ia ser igual. O “entusiasmo” ia ser o mesmo... pode ser que eu la não tenha obras la em casa nesse dia, pelo menos isso xD
A reação do padrinho do meu namorado tb foi “boa”... o senhor não disse nada, absolutamente nada, quando lhe contamos. Silêncio absoluto... :)

Raven disse...

Eu não! Aliás, para mim o casar em si já foi uma surpresa, pois nunca pensei que o faria. Mas a minha sogra... ah a minha sogra! A mulher não supera até hoje o filho ter casado com uma estrangeira ateia que nunca aceitou nem participar de um almocito de familia para festejar o casório! xD

Cynthia disse...

Nunca quis casar, de maneira que não tinha grandes expectativas. Depois de começar a ter vontade de tal, a expectativa continuou baixa porque não era um grande sonho, apenas uma vontade e nunca perdi muito tempo a pensar nisso. O pedido de casamento foi 5 anos antes do casamento efectivamente :P foi bonito, foi no meu aniversário, à frente de todos os convidados (eram umas 20 pessoas) e assim mesmo de joelho no chão :P o casamento em si foi tal como planeei. Simples e completamente diferente de um casamento tradicional :) muito a nossa cara.

Flickr Images