sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

As minhas festas...

Fui a casa no Natal. Éramos 3. O meu irmão, que está fora, naturalmente decidiu não vir (e bem).

Não tirei a máscara e nas refeições não comi na mesma mesa que os meus pais. Fui no dia 24 e voltei no dia 25, logo depois de almoço para diminuir o tempo de contacto. Passamos a noite a fazer videochamadas aos tios e primos e o espanto era comum em todos eles "então vocês estão de máscara?", com o mesmo espanto de que se vissem o rodolfo pelos céus a arrastar o pai natal. Outros acharam imensa graça, como se fosse um capricho ou uma piada.

Sim, de máscara. Não foi o Natal ideal, nunca é quando o medo está presente em cada gesto. Não significa que não seja um risco de qualquer forma, mesmo com todos os cuidados, mas eu decidi fazer tudo o que estava ao meu alcance para tentar protegê-los.


Na passagem de ano a DGS limitou até 5 pessoas, nós fomos 4. Dos quais 3 estão em teletrabalho. Não significa que não seja um risco, mas quisemos ser cuidadosos.


O que eu acho irónico são as pessoas que vivem normalmente e se surpreendem ou criticam as medidas impostas como se o Governo fosse o problema. Não, o problema são as pessoas. Diariamente oiço pessoas revoltadas com possíveis medidas mais restritivas, do impacto na economia, que não se pode morrer de fome, mas são as mesmas que sempre que podem tiram as máscaras, que fazem a vida n-o-r-m-a-l, que passaram as festas com as pessoas dos anos anteriores e muito mais do que as recomendadas. São aquelas que não fazem o mínimo sacrifício para mudarem quaisquer rotinas. Irónico...

2 comentários:

Raven disse...

Eva, sou assistente social e... tenho emprego estável e ganho bem, logo estou do lado do privilégio. Mas atendo os que estão do lado oposto e digo-te, apesar das irresponsabilidades, mortes, internamentos... não, não deveriamos reconfinar. Porque não existem apoios sociais disponiveis para isso. Reconfinar é porreiro para mim, talvez para ti. Para muitos é a perda de casa, do negócio de anos, da fome. Tenho visto coisas de cortar o coração. Filas de fome excecionais que nunca tinha presenciado. Mulheres sobretudo a perder a sua autonomia (porque crianças infetadas ficam com quem? Surpresa...). Mulheres a ficarem fechadas com agressores. Não, reconfinar é condenar os mais necessitados a ficarem pior ainda. E sinto que a maioria das pessoas ainda não entendeu isso.

Eva Luna disse...

Raven reconfinar para mim pode significar, em termos muito práticos, a falência da minha empresa. O que eu acho é que muitas dessas pessoas que são contra, são as mesmas que são responsáveis por termos chegado aqui.

Flickr Images