quinta-feira, 4 de novembro de 2021

O que querer de uma relação?


Há sempre esta ideia muito presente de que precisamos de alguém para sermos felizes. Se é verdade que não precisamos, sabemos também que há coisas que são melhores quando divididas.

Nem sempre tenho a certeza que nós, enquanto humanidade, conseguimos aproveitar esta dádiva, que é a vida ou se nos deixamos absorver pelo cansaço do dia-a-dia.

A coisa mais valiosa depois da saúde, é a paz. Muitas vezes prescinde-se da nossa paz, para se estar com alguém. Troca-se paz por "companhia". Muitas pessoas preferem estar em guerra "juntas", do que em paz "sozinhas". É preciso coragem para tomar esse passo, o da valorização da paz, acima de todo o resto.

Em 2019 uns amigos nossos deram-nos a notícia de que estavam noivos. Ela convidou-me para bridesmaid, eu fiz o design dos convites e fui participando em tudo nos preparativos. Depois do covid ter chegado eis que eles, tal como nós, nos vimos forçados a adiar o casamento.

No caso deles, o covid impediu um erro. O casamento deles era um erro. Não havia paz e sabemos que quando falta a paz restam poucas coisas.

É preciso coragem para acabar uma relação numa fase em já se entregaram todos os convites, já se escolheu quinta, vestido, fato, música, fotógrafo. No fundo quando já só falta dizer o sim. A decisão foi acertada e deu-lhes uma coisa que eles nunca iam ter, que é: paz.

Eu sei que os anos pesam nas decisões, bem como as questões logísticas, financeiras ou familiares, mas não há explicação de defina bem a mais-valia que foi eu ter crescido com paz. Claro que há problemas, claro que há desentendimentos, mas haver o sentimento de paz, que a nossa casa é um refúgio onde há paz, é algo que não tem preço. 

Sem comentários:

Flickr Images