segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Resumo de coisas

Na semana passada andei muuuuito estranha, dores de cabeça, mal-estar geral, humm.. não sei não.

Este fim-de-semana decidimos ficar por casa e vimos o vencedor dos Globos de Ouro, na categoria de melhor filme, e fortemente indicado aos Óscares: O poder do cão. Para quem tiver insónias este filme é, certamente, terapêutico.

Comprei mais umas coisas para o meu hobby! Yeeah. I'm so excited.

Consegui vender na Vinted e só queria despachar mais mil coisas que tenho em casa a ocupar. Já disse que devia fazer uma limpeza ao armário, não já? O problema é que penso "mas isto ainda está bom, ainda posso voltar a usar" e depois a peça não volta a ver a luz do sol nos próximos 3 anos.

Ah, também vimos o Impostor do Tinder (spoiler alert!) e óh-meu-deus. Como é que alguém consegue ser tão sacana? Como é que outro alguém faz uma dívida de 250mil euros em empréstimos rápidos, cujos juros devem ser monstruosos por um "desconhecido"? Como se sai de uma dívida assim? Até que ponto o dinheiro não é o motor da ilusão destas mulheres? Se fosse o perfil com mesmo jovem, fisicamente igual, com a mesma conversa, mas que andasse num Fiat uno, até que ponto suscitaria interesse, elas se apaixonariam em 3 segundos e lhe emprestariam dinheiro para uma sandes, sequer? Não acho que a culpa seja delas, acho que ele montou um enredo, credível - até certo ponto - e surreal, logo de seguida, e que elas caíram. 

Na cabeça dele ele deve considerar-se um justiceiro, do género: "não sinto culpa porque estas mulheres só se interessaram por mim pelo dinheiro e pela vida que eu ostento, são mulheres que se aproveitariam da minha posição e do que eu teria, então vou eu aproveitar-me delas", para de certa forma conseguir viver com aquelas decisões, ele destruiu centenas de vidas, roubou cerca de 10 milhões, dívidas que são as vítimas que estão a pagar, em alguma coisa ele se deve agarrar para conseguir, sequer, dormir depois de tudo.

Não tem justificação possível o que ele fez, mas ele montou um esquema, que o salvaguardou, e que parece um esquema de filme. Depois de roubar 10 milhões ele conseguiu sair, de certa forma, ileso. É algo surreal, mas também um alerta, não só para este tipo de esquemas, mas para alguns perigos quando se conhece alguém desconhecido, sobre as suas verdadeiras intenções, nas situações que nos colocamos em perigo físico e psicológico, nas decisões que tomamos de forma impulsiva e que podem ter consequências catastróficas nas nossas vidas. É um mundo estranho.

Eu disse ao marido que nós fomos uma espécie de Tinder pré-histórico, ao contrário. Ele ficou muito confuso com o conceito. Eu explico: Conhecemo-nos como se conheciam as pessoas "antigamente", em festas, em interações sociais, em que se conhecia primeiro a pessoa fisicamente e não pelas redes sociais e que "ao contrário" porque ele não tinha um jato privado, mas um Toyota Starlet de 1980. Ele tinha um "bolinhas", não me fez contrair nenhuma dívida, a única coisa que me fez contrair foi matrimónio, por isso o que mais é que eu posso pedir, hum? Se não é o sonho, nos dias de hoje depois de ver este tipo de documentário, não sei o que é... 

2 comentários:

Briana disse...

Eu também já vi esse documentário e meu Deus. Fiquei parva.
E como assim ele agora está em liberdade, a vender o curso dele se não me engano e a fazer dinheiro.
Ele devia era de ir para actor, ele vendeu muito bem a história, quem aparenta ter dinheiro faz que outras pessoas não tenham medo de emprestar ou dar ou ajudar.
É tudo imagem.
Fiquei completamente chocada.

Eva Luna disse...

Olá Briana, sim, pelo que li anda a tentar a fama em Hollywood, a promover-se, a vender cursos. Enfim, é surreal como ele sai desta história "ileso", enquanto que centenas de pessoas ficam sem nada.

Flickr Images