terça-feira, 1 de março de 2022

Nem parece real

Parece que estamos todos a assistir uma série da Netflix, não parece possível acreditar que em 2022 possam deliberadamente estar a morrer pessoas por conflitos deste género. Lemos nas notícias "70 mortos em ataque" e nem conseguimos processar no resíduo de pó, que a vida humana se torna.

Já todos perderam, todos, sem excepção. Quando isto acabar - e raios como demora a acabar - vai sobrar um país em ruína, milhares terão perdido tudo. A família, os sonhos, a casa, o emprego. Ódio gera ódio, os filhos destes homens vão crescer com o ódio da injustiça, vão questionar-se mil vezes sobre os porquês daquilo lhes ter acontecido. Vão existir russos que vão achar que foram injustiçados por sofrerem sanções do resto do mundo. Não vai ter fim.

Estes dias fiz um zapping pelos canais russos, não que perceba nada do que dizem, mas ainda assim... Parei num que tinha o nome "educational qualquer coisa" e era sobre videojogos de guerra. Pessoas a jogar com snipers a matar de forma precisa, tanques de guerra a passar por cima de carros civis, com o realismo que estes jogos já nos habituaram e os jogadores estavam ali super divertidos e o canal transmitia os seus jogos de guerra, de "estratégia". Ficamos perplexos e aterrorizados.


Temos que lutar para um mundo onde insto não seja "o normal", onde a morte não seja banalizada, onde o bom senso impere. Temo realmente pelo futuro.

Sem comentários:

Flickr Images